Fixação x Concentração

13 jul

Prometi o post, e aqui está. Vamos esclarecer as coisas sobre fixação de perfumes =D

Antes de começar, acho bom bater numa teclinha repetida: não existe uma substância puramente fixadora, uma coisa sem cheiro que faça qualquer fragrância durar. Na realidade, a fixação depende principalmente da concentração do perfume.

Funciona assim: um perfume é feito com água, alcool e óleos essenciais. A fixação fica por conta de algumas notas de fundo, que fazem parte da composição que é o perfume, mas “ajudam a segurar” as outras notas.

Então, se o perfume fixa por conta dos próprios componentes, o que varia a duração na pele é, justamente, a concentração desses componentes (não ficou muito confuso, né?).

O parfum, ou extrait, leva, em média, 25% de essência. Dizem que fica na pele por até 20 horas (nunca testei; eles custam uma fortuna!). O eau de parfum tem de 12 a 18% de óleos essenciais, e deve ficar na pele por, pelo menos, 6 horas. Já o eau de toilette tem mais ou menos 10% de essência, e a fixação prometida é de 4 a 6 horas. Por fim, o eau de cologne tem uma concentração de essências bem baixinha: 5%. É mais um pós-banho.

Maaas, apesar de ser o que toda maison divulga, não dá para levar a ferro e fogo. O Glamour, da Moschino, por exemplo, quase não fica na minha pele – mas é eau de parfum. E o Glow, da JLo, fixa horrores, e é toilette.

Só para fechar a coisa da fixação: outros fatores também influenciam nisso. Por exemplo: quanto mais seca a pele, menos o perfume vai fixar.

Deixe um comentário