Por que um perfume é descontinuado?

15 ago
Tchau, amores <3

Tchau, amores ❤

Ai, que tristeza! Descobri que TRÊS dos meus perfumes favoritos foram descontinuados. Assim  não dá, assim eu não aguento! Como viver sem o Covet (Sarah Jessica Parker), um dos cheirinhos mais incríveis do mundo? Sem o L, da Gwen Stefani? Sem o delicioso Palazzo, da Fendi? Já estou com saudades =(

Enfim, enquanto eu me recupero, vim explicar para vocês o que leva um perfume a ser descontinuado (trazendo lágrimas e sofrimento para todas nós).

O que mais pesa, claro, são as vendas. Se a fragrância não traz lucro suficiente, com certeza sairá de linha. Mas há outros fatores – por exemplo, o preço da matéria-prima. Quando algum ingrediente do perfume sobe muito de preço no mercado, a marca tem duas opções: repaginar a fórmula ou parar de produzir o item. Isso porque a matéria cara tornaria o produto final mais caro. E quem pagou a vida inteira 50 dólares em um frasco não vai gostar de pagar 60 pelo mesmíssimo produto.

Outro fator importante são as mudanças que ocorrem dentro da maison. Se ela passar a produzir suas fragrâncias em uma nova parceria, o catálogo inteiro pode mudar. Prova disso é que TODOS os perfumes que eram produzidos pela Chloé antes de 2008 saíram do mercado.

E, para finalizar, tem ainda o caso dos perfumes de celebridade. Quando uma estrela que tem um perfume muda a imagem pessoal, é preciso ver se a fragrância “combina” com essa nova imagem do famoso. Por exemplo: quando a Jessica Simpson entrou no mundo da perfumaria, em 2004, os cheirinhos com o nome dela eram voltados para o público adolescente; todos com cheiro de sobremesa e embalagens divertidas, com docinhos na tampa.

Os perfumes da Jessica eram assim...

Os perfumes da Jessica eram assim…

Mas a Jessica mudou. Em 2005, ela se divorciou, e, no ano seguinte, lançou um álbum novo. Seu visual ficou menos jovem, mais mulherão. E aí os perfumes antigos não combinavam mais com ela. Todos foram descontinuados, e agora ela tem a linha Fancy, mais elegante e adulta.

Que mudança!

Que mudança!

Bom gente, é isso. Vou finalizar com a triste notícia de que dois perfumes maravilhosos da Dior também saíram de linha: Midnight Poison (feminino) e Fahrenheit Absolute (masculino).

Agora é esperar que as grifes tragam novidades tão incríveis quanto esses que nos dão bye-bye.

#RIP

Deixe um comentário